Coco Desidratado em Flocos
Você sabia que coco é o nome dado ao fruto de qualquer palmeira? Dessa maneira, existem vários tipos de coco, como a carnaúba, o dendê, o babaçu e o coco-da-baía. Esse último é o que a gente mais consome, aquele mesmo que bebemos a água ou que ralamos a polpa pra fazer as mais diversas delícias na cozinha.
O coco-da-baía, quando está verde, tem bastante água e uma polpa fininha e gelatinosa. Já na sua forma seca, a quantidade de água é bem menor, mas em compensação, a polpa já é densa, branquinha e muito saborosa. É com essa parte que se extrai o leite e também o óleo.
Sobre a polpa: A polpa já foi muito temida por conter grande quantidade de lipídeos. No entanto, hoje já sabemos que essas gorduras são do bem. Ela também é ricaemfibras, vitaminas e minerais, além de ser deliciosa. O coco é usado tanto em pratos doces quanto salgados e pertence à gastronomia de vários países, como Índia e até mesmo a nossa, principalmente da região nordeste.
A gordura do coco é composta por ácidos graxos muito importantes pra saúde. Se combinada com uma alimentação saudável, ela ajuda a proteger o coração e tem ação anti-inflamatória. Além disso, auxilia a manter o peso corporal adequado.
Por conta da presença de gorduras e de fibras, o coco dá maior sensação de saciedade e por mais tempo. O bom é que isso ajuda a controlar a quantidade de alimentos que comemos pra não extrapolar. Sendo assim, lascas de coco e o leite de coco se tornam lanchinhosincríveis para as horas em que a fome aperta.
As fibras alimentares são muito importantes para o corpo. São elas que regulam o funcionamento do intestino, melhoram a florabacteriana e reduzem a absorção de gorduras e açúcares. A polpa do coco é riquíssima nesse nutriente tão necessário para o organismo.
Os antioxidantes são responsáveis por combater os radicaislivres, que por sua vez são substâncias resultantes do nosso próprio metabolismo. O problema é que em grande quantidade os radicais livres oxidam as células, gerando o envelhecimentoprecoce e outros problemas de saúde. Dessa maneira, os flavonoides presentes do coco são grandes aliados na manutenção de um organismo mais saudável.
Você fica resfriado constantemente? Saiba que isso pode ser a sua imunidade que está baixa. O coco pode ajudar nessa questão, pois contém substâncias que combatem vírus, fungos e bactérias, além de ser um ótimo anti-inflamatório. Tudo isso ajuda a defesa do seu organismo a enfrentar os problemas.
Dicas de Como Usar
Para hidratar o Coco ralado ou em flocos, a cada 100 gr do produto colocar uma xícara média de água ou leite morno, ficando assim equivalente a um coco médio. Pode ser utilizado em receitas doces ou salgado. Ótima sugestão para decoração e finalização de receitas Low Carb.
Conservação
Se for demorar muito tempo para o consumo, pode ser colocado em geladeira.