Avelã a Granel
Esta oleaginosa é tão rica em proteínas e gorduras que o consumo de 15 a 20 avelãs pode ocupar o espaço de uma refeição integral, embora esta troca não seja recomendada. Se forem raladas, trituradas ou moídas, podem ser mais aproveitadas, pois assim cumprem uma tarefa significativa no âmbito da nutrição, especialmente na dieta de diabéticos e de pessoas que querem emagrecer, sempre sob a orientação de um nutricionista.
A avelã é uma fruta considerada exótica, nascida da aveleira, cientificamente conhecida como Corylus avellana, da família Betulaceae, ela é originária da América do Norte.
Como a avelã traz em si igualmente a vitamina B9 ou ácido fólico, ela é prescrita para um melhor desempenho da memória, contra a pressão alta e nas anemias carenciais. Ela também é encontrada nas conhecidas barrinhas nutritivas. Somada ao mel ela resgata imediatamente as energias desperdiçadas.
Como utilizar
Uma das maneiras mais práticas de consumir avelã é simplesmente comê-la "in natura". Para fazer isso, é só remover sua casca (nesse caso já está sem a casca), consumir a quantidade indicada pelo nutricionista. A opção cai bem tanto como um complemento do café da manhã quanto no lanche da tarde.
Este fruto pode ser consumido cru, na forma de azeite ou pode ser usado para preparar leite de avelã ou manteiga, por exemplo.
Conservação
Elas perdem umidade rapidamente e podem desenvolver mofo. O ideal é guardar na geladeira, de preferência em um recipiente de vidro ou de aço inoxidável bem fechado. Ele deve ser limpo e seco. Dessa forma, você evita a oxidação das gorduras e a alteração do sabor.
Sugestões
Devem ser consumidas em pouca quantidade, para evitar aumentar muito a ingestão de calorias. Consulte um nutricionista.